TOPO
BLOG

COMO MANTER BONS RESULTADOS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO E SECA/INVERNO?

21/05/20
COMO MANTER BONS RESULTADOS NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO E SECA/INVERNO?

No brasil os sistemas de produção da pecuária são basicamente pautados pelo uso de pastagens como o principal alimento. Com isso temos que considerar algumas eficiências das forragens, como o crescimento ou produção; consumo a ser aplicado pelos animais e a conversão deste alimento em desempenho.

Além disso temos duas épocas bem marcantes que afeta diretamente todo o sistema pecuário, sendo elas: águas, que é caracterizada por um volume maior de chuvas, intensidade solar e dias mais longos. Esta época é responsável por cerca de 70% da produção de forragem anual. Já a seca/inverno, onde o índice de chuvas é bem inferior, as temperaturas ficam mais amenas fazendo com que haja uma redução de produção, com isso as pastagens tendem a acumular pouca forragem.
 
Mas por que precisamos entender sobre isso para sermos eficientes em nossos sistemas pecuários?
 
O período de transição águas x seca é peça fundamental para não termos surpresas nos nossos índices produtivos, sendo esses tanto a pontos reprodutivos ou de desempenho. Pois, para mantermos a eficiência temos que ter um planejamento estratégico, observando três pontos interessantes, sendo a taxa de lotação, armazenamento ou oferta de alimento e suplementação estratégica.

Neste período é onde os maiores erros são cometidos, afetando diretamente os resultados produtivos, são estes:

Manejar a pastagem de maneira correta;
Não diferir / reservar pasto para o período seco, manter pastejo contínuo

Lotação na propriedade:
Não fazer a comercialização de animais destinado a venda, superlotando os pastos para o período.

Sistema nutricional:
Fazer o mesmo manejo nutricional do período das águas, onde os pastos são abundantes e possuem bom valor nutritivo, e índice de consumo superior.
 
COMO PREVINIR PARA QUE ESSES ERROS NÃO ACONTEÇAM
 
Para obtermos bons resultados neste período, precisamos tomar algumas decisões estratégicas, e é por este motivo que a nossa equipe separou algumas dicas importante para que nossos amigos, parceiros e clientes sigam para obter bons resultados, confira:

Na comercialização de animais, deve-se executar um bom planejamento de venda caracterizada pela principal atividade, fazendas de cria, comercializar os bezerros e realizar o descarte das vacas que não emprenharam. Fazenda de cria e terminação fazendo a venda de animais para o abate.

Suplementação volumosa: Um método muito utilizado é realização de sequestro ou suplementação volumosa, onde é fornecido aos animais algum tipo de alimento volumoso (cana de açúcar ou napie) + um complemento proteico.

Integração lavoura pecuária: Outro método muito utilizado para ajudar neste período crítico é a formação de pastagens novas, vindo em áreas onde se faz lavoura dando lugar ao pastejo neste intervalo entre safras.

Suplementação estratégica: Neste ponto utilizamos a forragem como principal alimento, mas é fornecida uma suplementação a fim de suprir algumas carências. A suplementação recomendada neste período é a de proteinados, que podem ser provenientes de produtos do tipo farelado, minerais ureados, ou minerais aditivados ureados.

Estas suplementações podem contribuir diretamente para o desenvolvimento e imunidade dos animais, pois elas trazem micro e macro minerais, vitaminas, energia, aditivos e especialmente proteinas que são pontos que estarão em deficiência nos pastos neste período, sendo assim, potencializando os resultados.

COMO OBTER BONS RESULTADOS NESTE PERIODO?

Pensando em suplementação estratégicas podemos ter resultados como as dos nossos clientes Irmãos Formighieri proprietários da fazenda Rica Flora situada na cidade de Douradina Pr.

Recria pós desmama com M-Seg Proteico Energetico:
O experimento foi realizado do mês 01/06/2019 a 02/09/2019 dando um período de 93 dias foram utilizados 147 machos nelore em pastagem de MG5.

 
 
Resultado Multplus corte recria e engorda garrote.

O experimento foi realizado do dia 14/06/2019 a 02/10/2019 dando um período de 110 dias, foram utilizados 128 machos nelore inteiros em pastagem de mg5.
 
Para você não correr risco e não ter seu resultado comprometido consulte um de nossos consultores e eles iram lhe indicar qual será a melhor opção para a sua propriedade. Clique aqui e entre em contato.