TOPO
BLOG

O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA RECRIA DE SUCESSO? SAIBA AQUI.

01/07/20
A fase de recria no Brasil, é feita, em sua grande maioria, sob regime de pastagem e com pouca utilização de um manejo nutricional correto para evitar a perda de desempenho dos animais nas propriedades.
 
Os bezerros na fase de recria ainda ficam à mercê da sazonalidade da produção de forragens, o que provoca perda de peso em períodos caracterizados pela seca das pastagens, tendo como consequência baixos níveis de produtividade.
  
Com todo esse cenário de perda de peso e desempenho dos animais nesse período e pela falta de manejo nutricional correto, abordaremos alguns pontos importantes a serem observados dentro da propriedade para evitar que aconteça situações similares a estas.
 
  • PÓS DESMAMA
Considerado um período crítico, por quebrarmos o laço maternal da mãe com o bezerro, a pós desmama tem uma função importante no desempenho final dos animais. Por este motivo, é necessário voltarmos a atenção para a alimentação destes animais, pois, coincidentemente em algumas regiões do Brasil, o período de desmama é iniciado junto a estação de pastos secos, período caracterizado pela pouca disponibilidade de nutrientes e volume de forragem.

Para evitar a perda de desempenho dos animais, na pós desmama podemos adotar algumas estratégias interessantes na pré desmama entre elas está  a inclusão dos animais em um sistema de creep-feeding, para que o animal tenha uma melhor preparação do seu sistema de digestão (rúmen) e absorção dos nutrientes, fazendo com que o bezerro saia antes e com mais peso da desmama, e também, exigindo menos dependência da mãe.
 
Com relação ao manejo desses animais, é interessante que eles fiquem no mesmo pasto, pois já estão familiarizados com o ambiente, provocando assim, menos estresse de adaptação. Mude apenas as vacas mães de pasto.
 
Na alimentação, busque disponibilizar uma suplementação que melhore a eficiência e absorção dos nutrientes dos pastos. Não esqueça de deixá-los em piquetes mais volumosos em folhas e com menos talos para facilitar o consumo de forragens.
 
 
  • PASTAGEM & DESENVOLVIMENTO MUSCULAR
Os animais que estão entrando no manejo de recria possuem uma exigência maior de proteína em sua dieta, pois, estão em fase de crescimento e desenvolvimento muscular, e é por isso que precisam de uma pastagem com maior volume de folhas e que possuam melhores características nutricionais.
 
  • SUPLEMENTAÇÃO ESTRETÉGICA
Este é um dos principais pontos que o pecuarista deve se atentar para obter uma recria de sucesso, pois, a pastagem no período de secas ou inverno possui pouco valor nutritivo, apresentando muita fibra indigestível e pouca proteína bruta.
 
Para que se possa manter e alcançar bons níveis nutricionais e ter bons resultados dos animais, é fundamental a utilização de uma suplementação proteica e/ou energética, pois, esse tipo de suplementação não só fornece proteína e energia para os animais, mas também, aumenta o consumo de pastagem por conta do melhor aproveitamento da pastagem consumida. Dessa forma teremos como consequência a boa performance e desenvolvimento dos animais.
 
  • SANIDADE ANIMAL
Todos animais da propriedade deve participar de um calendário de cuidados sanitários adequados para sua categoria. No caso da recria, esses cuidados devem ganhar um pouco mais de atenção por ser uma fase onde os animais estarão mais suscetíveis a estresse e manejos incorretos nos pós desmama. Os animais devem estar em dia com suas vacinações e controles de ecto e endoparasitas, para prevenção de doenças que podem prejudicar a saúde e desempenho dos animais.

 
  • MAIS RESULTADOS & MENOS PREJUÍZOS
O início do sucesso na recria começa na produção de mais arrobas em menos tempo da fase de crescimento dos animais, pois, quanto mais peso ele ganhar nesse período, mais barata ficará a produção da arroba na hora de abate-los. Para que isso aconteça, é importante ter constância nos ganhos de peso com a utilização de suplementos proteicos, energéticos e aditivados, para melhorar a conversão alimentar. Ter um bom manejo de pastagem e melhorias na genética dos animais também influenciam diretamente em uma recria de sucesso.
 
Sabemos que alcançar bons resultados em quaisquer que seja o manejo não é uma tarefa fácil, na recria, devemos analisar cada ponto dito acima e verificar quais são as melhorias que devemos fazer ou revisar dentro e fora da porteira, seja na estrutura da propriedade ou nos parceiros bem selecionados para caminhar juntos para o sucesso.
 
Se você está precisando de ajuda para aumentar os resultados da sua recria, clique aqui e envia-nos uma mensagem. Possuímos uma equipe altamente capacitada e treinada para ajudar você produtor a ter bons resultados com o seu rebanho.