TOPO
BLOG

PERÍODO DE TRANSIÇÃO: 5 PASSOS PARA EVITAR IMPACTOS NEGATIVOS NA PECUÁRIA

21/06/21
            Marcado pela baixa disponibilidade das pastagens, a transição águas x secas é um período que o pecuarista deve manter suas atenções e cuidados redobrados, pois é nesse período em que são tomadas decisões importantes para diminuir os impactos negativos das mudanças climáticas e de suplementação do rebanho.
            Um bom planejamento é o cenário ideal para alcançar bons índices zootécnicos com a pecuária, por ser um período caracterizado por poucas chuvas e baixa disponibilidade de forragens, algumas decisões estratégicas podem auxiliar os produtores e técnicos no momento das decisões.
            Acompanhe algumas recomendações que separamos para que o rebanho passe por esse período, mantendo bons resultados lucrativos para a propriedade.
 
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COM METAS E OBJETIVOS ZOOTÉCNICOS POR CATEGORIA
            Cada categoria (cria,recria e engorda/terminação) possui exigências e metas zootécnicas diferentes, que devem ser, previamente, estabelecidades no planejamento estratégico do período de transição da propriedade. Com elas traçadas, o produtor, o técnico e a propriedade ja estarão preparados para os desafios com a chegada do novo período.
 

  *imagem ilustrativa, fonte: internet. 

            Com essa preparação e planejamento, se garante o desempenho médio anual de arrobas, mantendo os lucros e despesas dentro do que já se esperava com o planejamento.
 
  • PROGRAMAÇÃO DA SUPLEMENTAÇÃO DO REBANHO            
É importante lembrar que a má suplementação animal diminui seus índices zootécnicos e, consequentemente, os resultados lucrativos decairão. Por conta dos déficits das forragens, se faz necessário o uso de suplemento específico para manter bons resultados no rebanho.
 

 *imagem ilustrativa, fonte: internet. 

            Para garantir que todos os animais do lote se alimentem, o espaçamento de cocho para suplementação proteica (Multplus Corte, Multplus 30 e Narabeef Seca) é essencial e recomendamos, como: no caso do Multplus Corte e Multplus 30, sugere-se 20 cm linear por cabeça para proteinados; e já o Narabeef Seca, de 5 a 8 cm linear por cabeça.
 
  • DISPONIBILIDADE DE SUPLEMENTAÇÃO
            Com a falta de chuva e a secagem das pastagens, torna-se necessário o aumento de proteína na dieta dos animais e a garantia de acesso ao suplemento para todo o lote.
 

  *imagem ilustrativa, fonte: internet. 

            Para suplementos proteinados, deve-se respeitar as mesmas medidas citadas logo acima. Agora, para produtos de maior consumo, como ração ou sequestro, recomenda-se o espaçamento de 50 cm linear por cabeça.
 
  • EQUIPE DA PROPRIEDADE
            Toda a equipe de peões, capatazes, gerentes e técnicos, devem estar bem alinhados quanto ao planejamento estratégico que a propriedade adotará para o período.
            Seguindo essas recomendações, seu rebanho manterá bons índices zootécnicos e a lucratividade da sua atividade.
 
  • CONTE CONOSCO
            Nossa equipe de especialistas estão à sua disposição para que você possa aproveitar ao máximo os resultados!
            Há 33 anos investindo em pesquisa e inovação, a Minerphós oferece um portfólio completo em produtos de Nutrição e Saúde Animal, com foco em resultados.
            A fabricação de todos os produtos é realizada em indústria de beneficiamento própria e segue padrão rígido de controle desde a seleção dos ingredientes até o processamento e embalagem.
            Oferecemos atendimento personalizado e especializado a todos os nossos clientes, a fim de auxiliá-los e contribuir com os resultados em campo.
            Entre em contato com a gente e receba atendimento personalizado, clique aqui. E aproveite, também, para conhecer mais sobre o Grupo Minerphós e a linha completa de produtos de Nutrição e Saúde Animal, clicando aqui.

 

Aviso de Cookies

A Minerphós usa Cookies, pequenos arquivos para aprimorar e proteger a sua experiência :)
Tá curtindo e quer continuar navegando? Clique em “OK”.
Clique aqui e saiba mais sobre nossa Política de privacidade